RM (Revenue Management) você já está praticando no Hotel??
- Eliana Jorge Coach

- 30 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Gestão de seu inventário a fim de maximizar seus lucros, a prática de vc acompanhar a utilização de suas UHS e fazer com que a tarifa flutua de acordo com a ocupação, vai impactar no REVPAR de forma absolutamente satisfatória.
Vamos falar sobre isso no CURSO DE RESERVAS, que será ministrado
Boas práticas de RM envolvem:
• Conhecimento sobre o comportamento de consumo dos clientes;
• Análise e criação de novas oportunidades;
• Revisão de conceitos sobre receitas e lucros;
• Olho clínico sobre a internet e seu impacto na jornada de consumo;
• Criação de uma cultura de conhecimento sobre a geração de receita;
• Treinamento para otimizar as práticas de relacionamento e fazer delas oportunidades de gerar ainda mais resultados.
Características dos melhores Revenue Managers
Abaixo exponho a visão de 2 especialistas, com algumas dicas e observações minhas:
Segundo Patrick Landman da Consultoria Xotels, são 7 as habilidades e competências técnicas de um RM:
1. Insight econômico – Nenhuma empresa é uma ilha. Um bom RM precisa saber, por exemplo, como a flutuação de câmbio pode afetar a demanda dos seus diversos mercados emissores.
Dica: a leitura de notícias econômicas deve fazer parte do seu dia a dia.
2. Habilidades analíticas – Gestão de receitas é o equivalente à análise de negócios em outras indústrias, portanto, uma exigência básica.
Dica: faça benchmark com outros segmentos de mercado.
3. Mágico da matemática – A matemática é a base de todas as análises. Um RM não pode ficar “boiando” quando o assunto for estatística com média ponderada, desvio padrão e outros termos técnicos.
Dica: Passe uns tempos com seu gerente financeiro ou faça um curso de curta duração sobre o assunto. Existem vários por aí.
4. Mestre das planilhas – Excel (ou outro aplicativo de planilha) é usado para transformar dados em estatísticas passíveis de análise e gráficos legíveis.
Dica: curso básico de Excel (ou avançado, para quem estiver adiantado) nunca é demais para um RM.
5. Conhecimento técnico – Um RM hoje se depara com uma variedade enorme de canais de distribuição, sistemas de reservas on-line e, possivelmente, um RMS (Revenue Management System). Ele deve entender esses sistemas e a dinâmica do mercado.
Dica: participe de treinamentos, convenções, fóruns de discussão na Internet, converse com colegas RMs, aprenda alguma coisa nova toda semana, etc.
6. Nerd Digital – Hoje em dia, o e-commerce representa uma importante participação no mix de receitas dos hotéis.
Dica: entenda como funciona uma grande OTA (online travel agency), converse com outros RMs para saber como eles lidam com elas, converse com representantes das OTAs, questione, etc.
7. Leitura periódica – mantenha-se atualizado sobre a indústria hoteleira, mas também sobre a economia global, o mercado consumidor, etc. A informação está ao seu alcance e não existe mais desculpa para estar mal informado.
Dica: configure a internet para que você receba as principais informações do mercado em seu e-mail diária ou semanalmente.







Comentários