Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes
- Eliana Jorge Coach

- 24 de out. de 2019
- 3 min de leitura
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Reviews em vídeo dão ao consumidor de viagens uma amostra honesta do que o aguarda nos hotéis e destinos que ele pretende visitar. Por isso mesmo, esse tipo de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante na decisão de compra dos viajantes.
Quer saber como incentivar seus hóspedes a fazerem reviews em vídeos do seu estabelecimento? Siga a leitura deste artigo!
Antes, porém, precisamos falar sobre a a relevância dos feedbacks em formato de vídeo. Acompanhe!
A importância dos reviews em vídeos na hotelaria
Se você pesquisar no YouTube por “review de hotel“, encontrará milhares de conteúdos. Basicamente, nesses vídeos os viajantes contam um pouco sobre suas experiências em diferentes estabelecimentos. Nesse sentido, uma pesquisa feita pela Google recentemente indicou que as avaliações em vídeo têm ganhado uma importância cada vez maior no processo de decisão de compra dos consumidores de viagem.
“Analisando o comportamento dos usuários do YouTube, percebemos que consumidores estão buscando (e assistindo) cada vez mais a experiência pessoal de outras pessoas para ajudá-los a tomar a melhor decisão de compra. É muito mais do que um simples review“, destaca Sara Kleinberg diretora da área de Ads Research e Insights da Google.
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Sara comenta que o mercado de viagens é um dos segmentos em que isso se torna mais visível. Nesse sentido, a executiva destaca que:
Antes de viajar, o viajante quer saber como outras pessoas passaram seu tempo e quais foram as experiências que elas tiveram no destino que ele está planejando visitar.Os reviews em vídeos sobre quartos de hotéis e atrações da cidade têm se tornado cada vez mais comuns entre os usuários do YouTube.Os consumidores querem enxergar por meio dos olhos de outros clientes, tendo acesso a uma opinião honesta, vinda de “pessoas normais”, que passaram pelo mesmo processo de decisão que eles.Entre 2015 e 2017, houve um aumento de 600% no tempo que as pessoas gastam assistindo a reviews sobre viagens no YouTube.
Como incentivar os reviews em vídeo no seu estabelecimento
As avaliações feitas pelos seus hóspedes são extremamente valiosas. Afinal, elas não representam a opinião parcial do próprio estabelecimento, são um reflexo do que pensam os clientes.
O que os vídeos fazem, na prática, é unir o melhor de todos os mundos:
Fornecem informações que o viajante já teria em uma avaliação escrita, por exemplo, e oferecem uma exposição real dos ambientes do hotel.
Além disso, a autenticidade desse tipo de conteúdo faz toda a diferença!
No entanto, enquanto para seus próximos clientes só há vantagens nos reviews em vídeos, para o seu estabelecimento às vezes isso pode ser um problema. Afinal, por ser algo espontâneo, seu negócio não tem muito controle sobre a produção dessas avaliações… E aí, o importante é saber lidar com possíveis críticas. E aprender com elas, é claro.
Mas se você sabe que faz um bom trabalho, poderia começar a incentivar a criação desses materiais. Quer saber como fazer isso? Tome nota destas dicas:
1 – Ofereça espaços e experiências “compartilháveis”
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Os viajantes da atualidade estão naturalmente mais dispostos a compartilhar suas experiências nas redes sociais. Para conseguir reviews em vídeo, proporcione momentos marcantes, que façam os hóspedes pensarem: “preciso mostrar isso para todo mundo!”.
Esses momentos podem ser proporcionados por espaços pensados para isso – como uma área de selfie, uma sala com design moderno ou exposição de artes nos ambientes do hotel.Ou ainda por ações focadas em proporcionar uma experiência marcante e encantar os viajantes. Hóspedes satisfeitos estão muito mais propensos a deixarem reviews.







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