Regras de ouro para seu Home Office funcionar melhor que o escritório convencional
- Eliana Jorge Coach

- 21 de mar. de 2020
- 4 min de leitura

Se o objetivo é trabalhar em casa, a experiência tem que ser mais produtiva e gratificante do que no escritório.
Por experiência própria, recomendo que siga essas dicas.
1. Evite interferências
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Nossa casa é um lugar repleto de distrações e interferências, que serão os seus principais desafios.
Para começar, você precisa contar com a colaboração dos seus familiares, deixando claro que não pode ser interrompido durante o expediente.
E, claro, nada de se perder entre notificações e redes sociais, que são as interrupções mais perigosas.
Se você ainda não usa o News Feed Eradicator para o Facebook, recomendo fortemente.
2. Escolha um local silencioso
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Seu escritório deve ser montado no cômodo mais silencioso da casa, de preferência isolado dos demais.
É preciso que seja um local limpo, organizado e tranquilo, que geralmente é mais confortável do que o escritório da empresa.
Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume e furadeira no horário comercial não são boas ideias.
3. Tenha internet e backup
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Dica séria: use o dinheiro que você economiza com transporte e alimentação para pagar o melhor serviço de internet.
Velocidade e estabilidade serão fundamentais para agilizar seu trabalho e garantir a comunicação e troca de arquivos com a empresa.
Essa dica é especialmente válida se você trabalha em plataformas colaborativas com outras pessoas da equipe.
O backup continua sendo obrigatório, mas melhor ainda é trabalhar diretamente na nuvem.
4. Tenha as ferramentas em mãos
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Para trabalhar em casa, você precisa estar muito bem equipado.
Isso significa ter uma excelente estação de trabalho, com móveis ergonômicos e um computador à altura.
Além disso, é bom ter equipamentos como câmeras e microfones de qualidade para melhorar a experiência das conference calls.
5. Cumpra seu horário
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O expediente em casa tem que ter um horário de início e fim, seja qual for o período escolhido.
Se precisar resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra se for necessário.
Sem um horário fixo, você pode perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento.
Se você trabalha para uma empresa, provavelmente terá que cumprir alguns horários para participar de reuniões e entregar projetos.
Agora, se você é autônomo, é ainda mais importante manter uma rotina para não acabar trabalhando demais – ou de menos.
6. Mexa-se
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Nada de ficar oito horas sentado na cadeira só porque está em casa.
No escritório, estamos sempre em movimento, seja na saída para o almoço, nas pausas para o café ou conversas com colegas em outras áreas.
No home office, a tendência é trabalhar mais intensamente e sem interrupções.
Por isso, você precisa fazer pausas para se alongar e cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer.
Aliás, aproveite sua independência para incluir atividades físicas na rotina, no horário em que estiver mais disposto.
7 Itens que não podem faltar no seu Home Office
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Agora vamos às dicas práticas para montar sua estação de trabalho em casa.
Confira o que não pode faltar.
1. Suporte para laptop
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O suporte para notebook é fundamental para ajustar a altura da tela de forma que sua postura fique correta.
Melhor ainda se o suporte incluir um cooler, que manterá sua máquina sempre resfriada e evitará problemas como lentidão e instabilidade.
Além disso, as temperaturas altas podem encurtar a vida útil do seu notebook, o que torna o suporte um investimento no seu patrimônio.
2. Teclado externo e mouse
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Nada mais desconfortável do que ter que digitar no próprio teclado do notebook, principalmente se ele estiver sobre um suporte.
Por isso, você precisa incluir um teclado externo e um mouse na sua estação de trabalho.
Além de favorecerem a ergonomia, esses periféricos evitam o desgaste do notebook e reduzem os riscos de superaquecimento.
E, claro, será o fim daqueles esbarrões acidentais no mousepad que atrapalham seu rendimento.
3. Monitor
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Um levantamento feito pela Samsung revela que o uso de dois monitores aumenta em 28% a produtividade dos usuários.
Durante o teste, quem usou o monitor extra conseguiu reduzir o tempo para a realização das tarefas, graças ao conforto e à facilidade proporcionados.
Naturalmente, um monitor a mais aumenta sua área de visualização e torna o trabalho mais rápido e eficiente.
Um exemplo: você pode manter as referências necessárias para a execução de uma tarefa em um dos monitores e a produção de fato no outro.
4. Fone de ouvido
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Um bom fone de ouvido não pode faltar no seu escritório.
Se você trabalha com audiovisual, o uso do equipamento é óbvio, mas também existem outras funções.
Há muitas pessoas que trabalham melhor ouvindo música, por exemplo, e podem se beneficiar dessa experiência imersiva.
Além disso, é uma saída para fugir de ruídos inevitáveis, como a reforma do vizinho.
5. Cadeira
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Não adianta investir tudo em eletrônicos de última geração e comprar uma cadeira qualquer.
Sua cadeira é a principal responsável pelo nível de produtividade, pois garante o conforto e ergonomia necessários para manter a atenção e energia.
Ao escolher esse móvel, pense no investimento em longo prazo na sua saúde e qualidade de vida.
Você pode optar por cadeiras específicas para escritório, com regulagens de braço e altura, ou cadeiras gamer, que oferecem ainda mais conforto e adaptabilidade.
6. Bloco de notas
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O bloco de notas é apenas uma sugestão genérica para ferramentas de anotações.
Você pode preferir um documento digital, post-its ou um planner, desde que tenha um modo de manter registros diários de tarefas, pendências e ideias.
Assim como no escritório, você passará por momentos com grande fluxo de trabalho e terá que se lembrar de todos os detalhes para não perder prazos.
Logo, as anotações rápidas são essenciais no dia a dia.
7. Calendário
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Por fim, o home office exige ainda mais organização e planejamento para que todas as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo.
Diferentemente do escritório, ninguém estará controlando sua agenda ou supervisionando suas ações.
Por isso, você precisa de um calendário, agenda, planner ou mesmo bullet journal para manter os compromissos e tarefas em dia.
O Google Agenda é uma boa ferramenta para organizar datas de reuniões e entregas, por exemplo.







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