top of page

CORONAVIRUS E O BOM VENDEDOR

Atualizado: 28 de mar. de 2020

Num cenário complicadíssimo como esse, muitas decisões serão tomadas, lembra daquela expressão “cortar da própria carne?”, e é bem assim, com a eminência de fechamento do seu estabelecimento, a palavra cortar deve ser encarada como ação para a sobrevivência.

Nessa hora que você deve ter sensatez, quem é despesa e quem é receita? Ficar esperando a onda chegar para segurar o que sobrar é no mínimo insano de sua parte. Corte o que está diretamente ligado com a produção, corte compras, corte todas as despesas, mais por favor, não cortem vendas, prospecção e relacionamento, o contato pessoal jamais será substituído por comunicados nas Redes Sociais, acredite, o percentual de clientes que se basta com essa comunicação é muito, mais muito pequeno mesmo, segundos dados recentes nem torno de 3% de seus clientes se satisfarão com esse contato impessoal.

Pode não estar vendendo, está tendo muitos cancelamentos? É nessa hora que um bom vendedor pode fazer toda a diferença.

Essa crise vai passar e ai? Do que o cliente vai se lembrar? Certamente será daquela palavra amiga, daquele desejo real de que ele sobreviva e possa usufruir novamente do contratado. O bom vendedor está verdadeiramente preocupado com a história do cliente, vai ser um bom ouvinte do desabafo.

O bom vendedor sabe lidar com o cliente de todas as formas, ele sabe conduzir todo processo desde o início, é ele que sabe que nessa hora, e nem em hora alguma, se pode:

- Tratar o cliente com “aquela cara de quem comeu e não gostou”.

- Fazer pouco caso;

- Procurar “livrar-se” dele, achando-o um chato;

- Tratá-lo como se fosse um tolo;

- Interagir com frieza, sem emoção;

- Atendê-lo como se fosse um favor;

- Tratar o cliente de forma mecanizada, com automatismo;

Quando a tempestade passar, será do bom Vendedor que o cliente vai lembrar, de sua presença através de um telefonema de preocupação, da informação precisa. Ver que a organização se preocupou em manter um canal aberto e seguro com ele.

Ninguém se esquece do apoio que recebeu num momento difícil, das palavras e das atitudes que foram tomadas em seu favor, isso é conexão.

Use as Redes Sociais em seu favor, mas por favor, não substitua a relação pessoal com o cliente, em tempos de crise, de ausência de abraços, do contato pessoal, uma palavra pode fazer toda a diferença. Foco #aquiagora, porque o futuro, principalmente esse que estamos sendo obrigados a ouvir, com toda a coerência que muitos experts podem estar apresentando, o nosso amanhã, só pertence a Deus.

ree

 
 
 

Comentários


Wzap 2.png
af2aac4a-8685-4765-8d95-4f1bc71d95cc.jpg
  • Facebook
  • Instagram

©2019 por coachpaulo.com - O plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610 -Remasterized  by CREATIVE - INTERNATIONAL

bottom of page