Gestão da reputação online: o que e por quê?
- Eliana Jorge Coach

- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura

📷
#O que é reputação?
É a percepção das pessoas, sejam elas clientes ou clientes em potencial sobre seu negócio. Todo mundo tem uma opinião sobre sua marca e essas opiniões formam sua reputação.
A reputação de um negócio local é primeiramente expressa pelos reviews que ela recebe nos sites de avaliações online. O conteúdo de mídias sociais, é um fator fundamental na influência da formação da percepção daquela empresa na mente do consumidor.
O papel da gestão da reputação online é fazer com que apareça para o consumidor apenas os melhores conteúdos sobre sua empresa, e assim influenciar a decisão de compra a seu favor.
#Por que fazer gestão da reputação online?
O gerenciamento de reputação online é fundamental para que as empresas mantenham uma identidade de marca positiva aos olhos dos consumidores.
Gerenciar ativamente sua reputação ajuda a:
influenciar a percepção dos clientes sobre seu negócio;melhorar sua visibilidade na Internet;influenciar as decisões de compra a seu favor.
Segundo pesquisa feita pela Reviews Trackers (2018), 70% dos consumidores dizem que usam filtros de classificação em suas pesquisas por negócios na web. O filtro mais comum aplicado é ver apenas as empresas com classificações de 4 estrelas e superiores (35%), o que significa que, se a sua empresa não tiver uma classificação de pelo menos 4 estrelas, poderá ser ignorada.
As pessoas não conhecem você quando visitam sua página online, a procura de locais para passear, comer, comprar ou contratar um serviço. Se você tem uma boa reputação, os clientes vão demonstrar interesse em você. Por outro lado, uma imagem negativa ou duvidosa é um ótimo repelente de clientes.
#Você controla a reputação online do seu negócio?
Você não tem controle sobre o que falam de você na web, mas isso não significa que você não possa ter influência. E é justamente aí que entra a gestão da reputação online.
Gestão da reputação é o esforço para influenciar o que as pessoas pensam sobre uma marca. A parte da reputação que você controla corresponde ao conteúdo que você compartilha na web, os anúncios, parcerias, o atendimento, enfim. Porém, mesmo assim, você não tem o controle de como isso será percebido, porque a percepção de um negócio se desenvolve independente e individualmente na mente de cada um.
Entretanto, isso não impede você de fazer a gestão da presença online do seu negócio. Apesar de conseguir ajustar o que as pessoas vêem online sobre você até certo ponto, não dá para controlar o que pensam, e por esse motivo, o gerenciamento é limitado,
O papel do gestor será influenciar como as pessoas percebem seu negócio e prevenir ou minimizar resultados negativos que prejudiquem a imagem do negócio. Fazer a gestão não significa que nunca mais verá um conteúdo negativo sobre sua empresa na web. Porém, com uma gestão eficiente, esses conteúdos terão um impacto menor em seu negócio.







Comentários