Estratégias omnichannel para hotéis
- Eliana Jorge Coach

- 30 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Channel Manager, uma ferramenta indispensável para estratégias omnichannel nos hotéis
Como você pode verificar, a implementação de um padrão de atendimento e de processos de venda é fundamental para que a estratégia omnichannel saia do papel e se torne uma realidade para o hotel.
E quem trabalha com reservas e vendas já sabe que o crescimento das ofertas de canais e o uso deles como forma de obtenção de mais diárias já é uma realidade.
A hotelaria já é multicanalizada quando o assunto são vendas. Contudo, existe uma grande diferença entre abrir vários canais e sabe como organizá-los, padronizá-los e integrá-los. Esse é o grande diferencial do omnichannel.
Para efetuar esse controle de processos e otimizar o tempo de trabalho e a implantação de novas estratégias, vai ser preciso contar com a ajuda da tecnologia. Os Channel Managers, administradores de canais de venda, se tornam protagonistas nesse momento.
Sua capacidade de integrar os canais e realizar a distribuição das tarifas facilita a demanda diária. Ele também capacita o hotel para operar em diferentes parceiros com a mesma qualidade, evitando disparidades e erros de aplicação de tarifas flutuantes.
Potencialize suas estratégias com o marketing
Vimos que o Channel Manager é fundamental para estruturar a parte de distribuição tarifária e controle das ofertas nos diferentes canais de venda. Além dele, o marketing se torna imprescindível para executar outro ponto fundamental da estratégia omnichannel, que é a experiência do cliente.
O omnichannel é experiência de marca em seu suprassumo. Pense como a dinâmica desse tipo de atuação é focada na jornada do cliente. Diversos canais de vendas, possibilidade de atendimento em diversas instâncias e rapidez no fechamento dos negócios.
E o que falta? Sim, comunicação e atendimento.
É aqui que entra a capacidade do marketing. Ele vai viabilizar a comunicação plena e abrir novos canais de contato (facebook, whatsapp, instagram, etc).
Conforme o usuário é impactado pelos materiais da equipe de marketing, é necessário que seja viável estabelecer contato na mesma plataforma, facilitando a conexão entre empresa e cliente e iniciando a jornada de compra de forma rápida.
E como saber se a estratégia funciona?
Nesse ponto não há mistério, é preciso mensurar a receita e analisar qual foi o impacto das estratégias para viabilizar o omnichannel nas vendas, distribuição, comunicação, atendimento e marketing.
A melhor forma é utili

m sistema de Revenue Management, que vai auxiliar em duas diferentes etapas do trabalho. O primeiro tem relação com as vendas e com a capacidade de operar RM com estratégia e inteligência, oferecendo o preço certo no momento certo para o cliente certo.
O sistema de RM pode ser integrado ao PMS, ampliando ainda mais o controle dos resultados e a geração de dados, que são importantíssimos para uma análise profunda das metas e do desenvolvimentos das ações.
Vale mencionar que informações concretas permitem aos gestores tomar decisões mais assertivas e otimizar as ações de convergência do marketing, o potencial de vendas dos canais e muito mais!
O verdadeiro potencial das estratégias omnichannel para hoteis não está em uma forma de potencializar as vendas, mas sim na construção de um ecossistema favorável à experiência do cliente.
Isso sim se apresenta como fator diferencial para ampliar os resultados e deixar o hotel mais alinhado com as novas realidades de consumo e com os níveis mais elevados de exigência dos clientes.
As estratégias omnichannel servem como um diferencial competitivo na hotelaria, porém, sua adoção e aplicação com sucesso vai exigir organização e sinergia entre as equipes!







Comentários