Como formar uma equipe de alta performance? Aprenda!
- Eliana Jorge Coach

- 14 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Formar uma equipe de alta performance é um desafio importante em qualquer setor. No ramo hoteleiro é ainda mais significativo, uma vez que estamos falando de garantir um serviço e uma experiência do hóspede que dependem diretamente do desempenho de cada colaborador.
Além disso, nem sempre é fácil encontrar a mão de obra ideal. Mas, é por isso mesmo que você deve se dedicar ainda mais a esse objetivo.
Leia com atenção as dicas abaixo. Elas têm efeito no curto e médio prazo e vão tornar o seu trabalho muito mais fácil depois de aplicadas!
1. Faça um bom processo seletivo
Tudo começa na admissão dos colaboradores. Mais do que encontrar as pessoas com as habilidades essenciais, é necessário selecionar profissionais com o comportamento certo e uma visão alinhada com a da empresa.
Por isso, defina previamente o perfil ideal e uma política clara de remuneração, recrutamento, seleção e treinamento que, preferencialmente, garantam poder aproveitar os melhores profissionais disponíveis no mercado.
2. Elabore um treinamento formal
Esse é um fator importante, mas que pode ser ainda mais significativo de acordo com a mão de obra disponível na sua região. Quanto menos capacitados, maior a necessidade de treinamento.
Mas, atenção! Não adianta apenas delegar essa tarefa para um colaborador experiente. Os novos colaboradores devem ser recebidos com o mesmo cuidado que um hóspede, o que inclui tempo dedicado e preparação adequada.
Além disso, o treinamento precisa orientar os colaboradores na execução de processos que, inclusive, têm impacto no turnover. Por isso, eles devem estar previamente definidos com o máximo de detalhes possíveis. Cada passo do check-in, por exemplo, deve ser descrito em sua ordem cronológica, treinado e retreinado.
3. Exerça liderança
Liderança é, basicamente, confiança e educação pelo exemplo. Os colaboradores precisam confiar que podem contar com a ajuda da gerência e que, mesmo quando ela aponta falhas, está contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um e para o sucesso do negócio.
4. Engaje a equipe em torno de um propósito
Não basta reforçar a missão, os valores e a visão do negócio. Um verdadeiro líder é aquele que consegue comprometer a equipe em torno de um propósito comum. Por exemplo, proporcionar uma estadia relaxante, confortável, acolhedora e revigorante para os hóspedes.
Entender e incorporar o propósito une a equipe e cria sinergia entre seus colaboradores. Além disso, serve de parâmetro para cada tarefa realizada que não tenha sido prevista ou plenamente compreendida em seus detalhes. É assim que você cria uma visão estratégica na equipe.
5. Promova a interação e a comunicação entre seus colaboradores
A união dos colaboradores também depende de uma boa relação entre eles. Por isso, procure desenvolver atividades de confraternização que estimulem o bom relacionamento e a aproximação.
Além disso, é primordial que exista uma boa comunicação entre eles e a empresa. É comum que algumas expectativas da gerência não sejam atendidas por incompreensão dos colaboradores. É por isso que você deve se preocupar com a comunicação interna, que deve fluir naturalmente e, principalmente, sem barreiras.
6. Motive a equipe
Todas as medidas que sugerimos não valem nada se faltar motivação. Além de promover encontros motivacionais sempre que possível, preocupe-se em garantir que os funcionários tenham uma perspectiva de desenvolvimento profissional. Além disso, procure valorizar os colaboradores com incentivos, recompensas e elogios sempre que mostrarem bons resultados de performance.
Por fim, vale lembrar que a criação de uma equipe de alta performance é um trabalho contínuo. Por isso, é fundamental que você acompanhe os resultados por meio de indicadores e avaliações de desempenho. Com base nessas informações, você vai conseguir identificar os pontos fracos prioritários e se encarregar de aplicar medidas que melhorem o resultado continuamente.








Comentários