Como evitar overbookings
- Eliana Jorge Coach

- 12 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
📷
Como evitar overbookings
Se você é um único apartamento ou um hotel com centenas de quartos, gerenciar sua disponibilidade em vários canais pode ser uma tarefa desafiadora. Então, como você pode abordar isso e evitar overbookings?
Quando uma propriedade está usando vários canais para vender seus quartos, ela pode alcançar muitos clientes em mercados variados, mas esses clientes também podem fazer reservas simultaneamente nos respectivos canais. E se houver apenas um quarto disponível, mas dois clientes reservam ao mesmo tempo, é aí que surgem complicações.
À medida que novos canais de distribuição vêm à tona, a necessidade de monitorar sua disponibilidade correspondente foi aumentada. Diferentes plataformas ajudarão você a alcançar diferentes clientes, sejam novas regiões, informações demográficas ou perfis de clientes, e trabalhar com os clientes certos para sua empresa aumentará a ocupação. Mas, por mais que a tecnologia tenha possibilitado a distribuição, às vezes esses sistemas nem sempre se replicam com rapidez suficiente para garantir que as informações corretas sejam capturadas em tempo real. O resultado potencial? Overbookings.
Propriedades com mais quartos tendem a encontrar menos problemas com overbookings, já que, simplesmente, eles têm estoque suficiente para levar os hóspedes para os quartos vagos. Mas, em última análise, não se trata tanto do tamanho da propriedade, mas do número de canais nos quais você distribui seu inventário e da quantidade de demanda que está gerando. Não importa se você tem três quartos ou trezentos - cheio está cheio.
Entendendo o impacto
Cada overbooking afeta o hóspede, mas o grau em que ele influencia negativamente a experiência varia com base no tempo.
Em primeiro lugar, há um nível de inconveniência: o hóspede já tomou o tempo para considerar onde quer ficar, e de repente eles estão de volta à estaca zero e têm que passar por esse processo novamente. Se eles encontrarem um lugar melhor, ótimo - eles provavelmente não vão reclamar, mas pelo menos ainda há uma quantidade adicional de trabalho.
O que é mais prejudicial é quando o overbooking é descoberto no final do processo. Durante o dia um hóspede pode estar melhor equipado para lidar com isso, mas você pode imaginar se eles estão chegando à noite - eles estão cansados, eles estão viajando - a última coisa que eles querem encontrar nesse ponto é que o hotel não tem a reserva ou que não há quartos disponíveis para realizar a reserva. Claro, você faz o seu melhor para ajudá-los, mas não é uma ótima experiência.
Para o alojamento também, um overbooking não é o ideal. Você fez tudo o que pode para atrair um cliente, apenas para potencialmente decepcioná-lo - não é a mensagem que você realmente quer enviar sobre a hospitalidade que você pode oferecer. Há também o impacto operacional ou perda potencial de receita a ser considerada.
Gerenciando sua distribuição
Quanto mais canais você distribuir, mais benéfico pode ser examinar os recursos de gerenciamento de canais. Há várias considerações aqui. Em primeiro lugar, é importante garantir que a conexão e a velocidade do sistema sejam as mais rápidas possíveis. Em segundo lugar, certifique-se de que a disponibilidade que você oferece é em tempo real e compartilhe-a em todos os seus canais de maneira igualitária. Abordar isso ajuda a diminuir as chances de overbookings - e uma maneira de fazer isso é envolver um gerente de canal.
Cerca de 18 meses atrás, a Booking.com introduziu o Programa de Parceiros de Conectividade, no qual definimos três níveis que dariam uma medida de qualidade em termos de quão bem o provedor está equipado para suportar as necessidades das propriedades. O programa inteiro é baseado na adição ou melhoria dos recursos dos parceiros de conectividade que as propriedades precisam para maximizar sua estratégia de distribuição. A Booking.com está fortemente envolvida com nossos fornecedores para fornecer a eles o suporte adequado para fazer isso e desenvolver seus negócios.
Ao mesmo tempo, para aluguéis de férias, temos dois crachás de especialização, que identificam provedores que oferecem serviços adicionais e suporte específico às necessidades das empresas de administração de propriedades e proprietários de imóveis. Portanto, se um parceiro de propriedade estiver tentando gerenciar a disponibilidade em vários canais e descobrir que precisa de mais suporte, esses são bons pontos de referência na pesquisa do gerenciador de canal correto.
Em nossas interações com provedores de gerenciamento de canais, estamos realmente tentando encontrar soluções que forneçam a melhor experiência para os clientes e parceiros de propriedade. Um hóspede deve ter certeza de que, quando reservar um quarto, sempre terá acesso a ele - pelo preço certo e na hora certa. E nossos parceiros devem sempre se sentir confiantes de que podem acomodar essas reservas. Ao usar um gerenciador de canais ou sistema de gerenciamento de propriedade, uma acomodação tem a capacidade de gerenciar vários canais a partir de uma única interface, com preços e disponibilidade em um único local - oferecendo melhor controle sobre seus negócios.







Comentários